segunda-feira, 4 de março de 2013

BEM VINDOS

Aqui vocês terão todo conteúdo de Sociologia, façam bom proveito.






Os estudos do pensamento sociológicos têm como base o processo das condições sócio-histórico do capitalismo na Europa a partir do Renascimento, o qual apresenta a “Sociologia” com objetos, conceitos e métodos próprios de analise.

No Brasil, o processo de sistematização do pensamento sociológico obedece às condições de desenvolvimento do capitalismo (refletindo, portanto, a situação colonial, a herança da cultura jesuítica e o lento processo de formação do Estado Nacional).

Cultura Colonial
. Implantação da cultura europeia no Brasil promovido pelas ordens religiosas (jesuítas que exerceram por três séculos, monopólio sobre educação).
· Os jesuítas imbuídos de um espírito contra reformista introduziram um sistema misto de exploração do trabalho indígena combinado com o ensino religioso quase aniquilou a cultura nativa.
· A catequese e a evangelização foram um importante instrumento de colonização.
· A forma de cultura tratou de subordinar a colônia (Brasil) dos interesses de Portugal e da Igreja.
· Implantou uma cultura sob-base religiosa e de pouco pragmatismo retardando a forma de pensar cientifica.
· A cultura religiosa trouxe como reflexões e efeito a aculturação indígena e a submissão da população escrava.
Havia uma destruição dinástica entre camadas cultas aqueles que se dedicavam ao saber e aqueles responsáveis pelo trabalho braçal (saber intelectual e não cientifico) lembrando que a maior parte da população era escrava.

A Cultura e as Classes Intermediarias no Século XVIII
· No século XVIII, a mineração provocou um aumento radical de urbanização, o desenvolvimento comercial e de exportação, fatores que alteraram a sociedade colonial (dividida em dois grandes grupos _donos de terras e escravos, índios).
· No período de mineração e composição da população mudou, a população livre mais numerada que escrava.
· Essa camada livre e sem propriedades torna –se consumidora da cultura europeia (francesa) buscando criar uma identidade nova que a difere dos escravos incultos como da Elite Colonial Conservadora.
· O grupo emergente (livre) contou com as ordens religiosa (seminário de marianas 1750 em Minas Gerais o qual era progressista e se encarregou de formar profissionais entre):
- padres
- funcionários civis
- militares e comerciantes

· Houve destaque nas artes e na musica onde vários compositores se destacaram, apenas no campo cientifico a produção era mínima.

A Cultura da Corte e o Século XIX
A corte joanina foi transferida para o Brasil em 1808 introduzindo na colônia a cultura portuguesa da época, resultante da influencia do humanismo francês.
· - Houve criação de Academia de Belas Artes
- Fundação da Imprensa
-Lançamento da primeira biblioteca e dos primeiros
cursos superiores romperam em parte com a cultura escolástica.
Intelectuais dispostos a servir a Corte e as classes dominantes apesar de um conhecimento mais voltado a praticidade continuava uma cultura alienada ditada pelas normas europeias.
· O diploma concorria com o titulo de proprietários de terras formando um grupo de letrados portadores de um conhecimento jurídico e descritivo, sem qualquer conteúdo critico (exercido por professores, jornalistas e funcionários públicos).
· A sociedade começava a ser um objeto de analise na produção intelectual e artística, isso acontecia segundo preceitos estrangeiros e não sob olhar de entender nome povo (escritores como Aluisio Azevedo, Tobias Barretos, Rui Barbosa, despontavam e faziam criticas a sociedade).

O Advento da Burguesia
A formação da burguesia nacional e o desenvolvimento da atividade comercial e de exportação revolucionaram o modo de pensar no Brasil.
· A nova classe necessita de um saber mais pragmático capaz de transformar colônia em uma nação capitalista.
· Para combater a oligarquia agrária era preciso instruir e emancipar as camadas populares de maneira a desenvolver necessidades e atitudes políticas.
· Verifica-se uma tentativa de ruptura com a herança cultural do passado, procura combater o analfabetismo, criar sentimento de patriotismo (que levasse a mudanças reais da sociedade)
E homogeneizar os valores e o discurso
· Procurava repudiar todo traço do colonialismo e importação cultura.
· O nacionalismo expressava o desejo de se conhecer realmente a nação e de conclamar as diversas classes sociais e exercer seu papel transformador da realidade.
· Esse movimento revolucionário da sociedade e da cultura reorientou o pensamento social, traduzido nos estudos históricos, na critica literária ou na analise sociológica.
· Nas primeiras décadas do século XX (o movimento modernista nas artes, na literatura, fundação do partido comunista, movimento-tenentista, é coluna Prestes que lutava pela moralização e modernização do sistema político brasileiro, propondo o fim da política café com leite. Essas ideias encontraram ampla repercussão nas camadas medias urbana).
· Podemos dizer que desde o final do século XIX existiu no Brasil uma forma de pensamento sociológico desenvolvido por Euclides Cunha.
 
 
 

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